Quem precisa de um treinamento de vendas?
Atualizado: 6 de Mar de 2020
Toda empresa tem potencial para vender mais, isso é certo! Mas um treinamento de vendas é suficiente? Se o problema estiver no marketing, no departamento financeiro, na produção ou no administrativo? O treinamento de vendas resolve?

Vou falar um pouco sobre tudo isso e os diferenciais sobre o meu treinamento. E vou mostrar dois bônus que você provavelmente não conhecia.
Técnico ou comportamental?
CRM é importante para vendas? Claro que é! Comprar leads é uma boa ideia? Sim! Todo apoio para rastreamento, controle, monitoramento e automação ajudam o departamento comercial.
MAS...
O que adiantam ferramentas se não for desenvolvido o comportamento dos profissionais para aproveitá-las?
Me perguntam sobre "pagar por leads"e eu respondo: funciona, desde que você saiba convertê-los em clientes!
Também é comum eu chegar nas empresas e descobrir que investem em Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM), pagando mensalmente, mas não usam. Simplesmente não criaram o hábito de usar o sistema.
Hábito é uma ação que repetimos tantas vezes que não existe mais esforço para realizá-la, concorda?
Não seria ótimo então que desenvolvêssemos hábitos para termos mais vigor e disciplina em nossos esforços de venda?
É para isto que serve o treinamento comportamental: desenvolver hábitos que o levem ao sucesso. E aqui vai o bônus 1: ao fortalecer atitudes que o colocam mais próximo de vender mais e melhor, você - inevitavelmente - adquire condutas que melhoram todas as áreas da sua vida. Sem "custo" adicional.

- Sem esforço, você mantém seu corpo saudável;
- Sem conflitos, você alcança seus objetivos materiais;
- Sem crises, aprende cada dia mais a gerir sua rotina;
- Sem desgastes, atrai as pessoas que quer, mais próximo de você;
- Sem dificuldade, se expressa corretamente;
- Sem objeções internas, sabe o caminho que deve seguir;
- Com rendição e desapego, entra em contato com sua essência.
Percebe como esses benefícios - em todas as áreas da sua vida - também melhoram sua performance como vendedor?
Parece simples. E é, desde que você queira. Não existe como mudar o comportamento de quem resiste. Ao mesmo tempo, não existe motivo para resistir a ter uma vida melhor, seja profissional ou pessoal, certo?
Qual o comportamento que um vendedor deve ter para fazer vendas mais consistentes?
O vendedor precisa se expor se quiser resultados.
E aqui abro um parêntese para dizer que - no meu entendimento - profissional de atendimento não é vendedor, e-commerce não é vendedor, tirador de pedido não é vendedor e marketing não é venda.
Vendedor é aquele que desenvolve uma trajetória que inicia quando recebe um lead e termina quando o converte em cliente. E quando o mantém. E quando o fideliza. E quando ele começa a te indicar... Essa jornada pode levar algumas horas ou muitos meses.
O vendedor se expõe. O vendedor está disponível. E aqueles que não tem essa talento natural, podem desenvolver. Porque comportamento é adquirido com treino.
Existem metodologias para acelerar esse amadurecimento. É - afinal - isso que eu faço: uso uma metodologia exclusiva para reduzir o tempo em que você começa a experimentar resultados extraordinários em sua vida.
Para quem quer entender como funciona a mente do comprador e o que fazer para se tornar aliado dele, oferecendo as melhores soluções no momento certo (em que o comprador está mais apto a consumir), recomendo o treinamento de vendas Rocket, que acelera o vendedor que existe em você (sim, existe) e o faz vender com a força de um foguete!
Para quem quer trabalhar sua conduta pessoal, ampliando o potencial de vendas, aconselho fazer o treinamento Autolíder, que fornece um mecanismo para desbloquear sua capacidade inata para ter mais discernimento, foco, produtividade e... felicidade!
Se agora você está pensando: "Eu realmente adoraria fazer um treinamento desses, mas não tenho tempo, é hora de te passar o bônus 2: Esses cursos são para fazer MENOS e não MAIS. Se você não tem tempo, é porque ainda não tomou as melhores decisões, porque ainda não conseguiu desapegar de certos vícios de conduta.
Para os que querem dias de 48 horas eu os desafio a ter um de 12 horas para ver o que acontece. A resposta é simples: com menos tempo, você terá que priorizar tarefas, ser mais eficaz e tomar melhores decisões. Então o que você vai fazer em meus treinamentos é aprender a ganhar horas preciosas para descansar! Para recarregar as baterias e assim ser mais competitivo.

Resumo: Marketing, Vendas, Sistemas e Treinamentos
- Esse artigo que você está lendo, a forma como vou divulgá-lo e fazer as pessoas entrarem em contato comigo, é competência do marketing.
- A maneira como vou fazer para quem leu virar meu cliente, depois que entrar em contato, é competência do departamento comercial.
- O jeito que vou organizar as informações recebidas, que envolvem se o interessado comprou ou não, a data do aniversário, seus hábitos de consumo, como e por onde prefere continuar falando comigo, são as ferramentas que tratamos no início do artigo.
Minha especialidade é desenvolver as competências do departamento comercial (destacado em azul acima), mas o interessante é que, durante o treinamento de vendas fica fácil para todos entender onde estão eventuais gargalos nas etapas que antecedem e que sucedem a de vendas. E é aí que entra o trabalho de consultoria, mas essa é outra história que eu conto depois que tiver te fidelizado...
Agora é um bom momento para encerrar com uma frase famosa (essa é do Simon Sinek):
“100% dos clientes são pessoas. Se você não entende as pessoas, não entende o negócio”