Qual será o comportamento do consumidor pós pandemia?

Atualizado: Jun 15



Confiança é a base da negociação comercial. Sem confiança não há diálogo e sem comunicação, demoramos mais para fazer negócios. Em oposição, quanto mais confiança, menos tempo e menor o custo para se fazer negócios.


O vídeo abaixo inaugura uma série - no canal do Youtube Aqui Tem Negócio - com aulas completas (meia hora cada) e, apesar do tema ser Qual será o comportamento do consumidor pós pandemia?, a verdadeira questão é: como manter a confiança em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo?


Um incentivo para você e sua equipe de vendas reservarem um tempinho para assistir ao vídeo: como especialista em comportamento humano, posso afirmar que hábitos seguem padrões, permitindo prever o que vai acontecer sem adivinhação e sem bola de cristal!

Se você quiser o conteúdo da aula em PDF (aquela que aparece no vídeo), preencha o formulário clicando aqui


O que você vai encontrar neste vídeo

Profissionais de marketing e de vendas sempre são desafiados em tempos de crise. No entanto, ao estudar o comportamento dos consumidores em recessões, desde 1970, dois pesquisadores da Harvard Business School - obtiveram dados importantes para entender o comportamento dos consumidores, auxiliando comercial e marketing a ajustar suas estratégias.


Durante as recessões os consumidores estabelecem prioridades mais rígidas e reduzem seus gastos. Quando as vendas começam a cair, as empresas normalmente cortam custos, reduzem preços e adiam novos investimentos. As despesas de marketing são frequentemente cortadas, assim como treinamento de vendas. Isso pode ser um erro!

Se construímos prosperidade em cima da areia movediça da falta de planejamento, podemos responder rapidamente entendendo os segmentos que surgem em uma recessão

Compreendendo a psicologia da recessão

Em períodos de prosperidade, os profissionais de marketing podem entender que o aumento das vendas é causado por uma publicidade atraente. Os vendedores talvez acreditem que são muito habilidosos, mas o consumo também é alavancado pela renda disponível dos consumidores, pela confiança na economia e no futuro.


Agora, os departamentos de marketing e vendas precisam se superar, pois além de uma crise sem precedentes, estamos acumulando duas (2015 a 2019). A onda de más notícias econômicas está corroendo a confiança e o poder de compra, levando os consumidores a ajustar seu comportamento de maneira radical e talvez permanente.


Nossa prosperidade pode ter sido construída em cima da areia movediça da falta de planejamento, mas podemos responder rapidamente e o primeiro passo é entender os novos segmentos de clientes que surgem em uma recessão.


O marketing normalmente usa dados demográficos e estudos estatísticos, mas em uma recessão, essas segmentações podem ser menos relevantes do que uma psicológica, que leva em consideração as reações emocionais dos consumidores ao ambiente econômico.


Assista no vídeo todos esses conceitos e, se quiser o PDF da apresentação, me envie uma mensagem.


Tela da aula, que está disponível em vídeo e em PDF

É urgente colocar o cliente, a experiência e o resultado como centro das atenções. Venda a solução do problema, não um produto".

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