10 dicas para deixar a timidez de lado na hora de vender

Timidez é um medo de rejeição e rejeição é um aspecto inevitável das vendas, portanto essas dicas são valiosas!




A introspecção é um mito que frequentemente abordo em meus posts, lives e palestras. Acredite! Introspectivos fazem grandes negócios e conquistam muitos clientes.


Porém, a timidez pode atrapalhar a performance de um empresário na hora das vendas, afinal, o tímido apresenta esse comportamento por insegurança e medo do julgamento dos outros.


Antes de entrar nas dicas, três informações encorajadoras para você:

  • 75% das pessoas apresentam comportamentos tímidos na presença de estranhos, segundo Bernardo Carducci, especialista norte-americano em timidez da Universidade de Indiana.

  • Segurança e autoconfiança podem ser treinadas. Timidez não é uma característica cristalizada nos indivíduos. E eu falo sobre isso com conhecimento de causa. Enfrentei meu desconforto para poder me conectar verdadeiramente com meus clientes.

  • Até os profissionais mais confiantes investem tempo e dinheiro para aprimorar suas capacidades. Afinal, como fariam grandes vendas sem técnicas de influência e conhecimento técnico?

Torne-se consciente que você está vendendo o tempo todo

Sintetizando o que vimos até agora, timidez é uma espécie de medo de rejeição e rejeição é um aspecto inevitável das vendas. Você precisa enfrentar seus medos para fazer sua empresa prosperar, portanto aqui vão as 10 dicas para superar a timidez em vendas.


1. Pare de querer ser extrovertido Não se compare com vendedores enérgicos e falantes. Técnicas extrovertidas funcionam para os expansivos. Mantenha-se fiel às suas grandes qualidades introvertidas, como escutar com mais atenção e observar o contexto.


2. Faça reuniões com uma pessoa (de cada vez)

Imagine a cena: Você é um tímido que conseguiu uma grande oportunidade de fechar negócio em uma reunião onde terão... 4 diretores "contra" você... Tenso!


Procure se aproximar de pequenas empresas ou onde você sabe que terão poucos decisores em uma reunião. Se você puder escolher, dê preferência para as reuniões onde você vai conversar com uma pessoa.


3. Crie desafios para expansão de suas capacidades

A neuroplasticidade (capacidade do sistema nervoso de modificar sua estrutura e função em decorrência das experiências) prova que se você iniciar pequenos movimentos desconfortáveis em direção a algo que você não domina, em pouco tempo se molda e atinge os objetivos propostos.


Comece a dizer bom dia para todos que encontrar ou outros pequenos desafios que você identificar como levemente desconfortáveis.

4. Faça perguntas

Ter um discurso de vendas flexível para todo tipo de cliente pode ser penoso para um tímido. Em vez disso, elabore perguntas estratégicas que façam seu cliente falar sobre suas necessidades.


Em meu treinamento, ensino várias formas estruturadas de fazer perguntas que criam consciência no comprador que ele precisa dos seus serviços.


O bônus extra dessa dica é que você joga a "obrigação" da fala para seu cliente, o que permite a você se expressar menos.


5. Aproveite sua afinidade para a pesquisa

Uma das qualidades dos introspectivos é se sentir muito à vontade nos "bastidores". Ótimo, porque uma investigação prévia sobre seu prospect é fundamental para entender melhor suas necessidades e ter uma promessa de entrega mais assertiva.


6. Dê a si mesmo um tempo para recarregar

O famoso psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung definiu como esses dois tipos de personalidade: obtêm sua energia:

- Os introvertidos voltam-se para suas próprias mentes para recarregar.

- Os extrovertidos procuram outras pessoas.


Portanto, respeitar seu ritmo é fundamental. Colocar uma meta de dezenas de contatos diários pode não ser para você. E tudo bem, afinal, a dica 5 vai fazer você definir o seu perfil de cliente ideal (menos é mais).


7. Faça uma lista de todas as suas boas características

Não estou falando de autoajuda. Veja, tímidos e introvertidos tem comportamentos que associam como negativos para efetuar vendas.


Quando você faz uma lista das coisas que você gosta em você, começa a notar que muitas delas são valiosas no ambiente comercial, como ênfase para investigação, escuta, pesquisa, previsibilidade, observação, etc.


Então você simplesmente vai começar a usar essas habilidades para se aproximar do cliente. E vender mais!


8. Sempre foque no q vc pode fazer por seus clientes

Essa regra é básica, mas esquecida por quem tem na "lábia" seu maior triunfo. Quando seu objetivo maior é servir ao seu cliente, em vez de bater uma meta, sua autoestima sobe, assim como sua segurança.


9. Torne-se consciente que está vendendo o tempo todo

No momento em que perceber que, desde criancinha, você está vendendo, sejam ideias, vontades, desejos, conceitos... E que continua a fazer isso por toda a nossa vida, vai desmistificar muito sobre o que é vender.


10. Aceite os elogios

Eu tenho certeza que você recebe elogios, mas as suas reações a eles normalmente são depreciativas. As raízes são profundas. Não queira resolver agora o motivo pelo qual sua autocrítica é tão alta. Apenas saiba que é aceitando elogios que você terá mais facilidade com a dica 7.


Lembre-se que é sua própria mente, e não crises ou fatores externos, que o atrai para caminhos que o afastam do sucesso.

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